PAPO SAÚDE: Anorexia

Bom meninas um assunto que vem se falando muito é sobre a Anorexia, essa doença pode levar a morte, pois é uma busca excessiva pelo peso ideal.Muitas meninas sofre desse transtorno alimentar, se você, ou conhece alguém que sofre de Anorexia, veja os sintomas e como tratar.

A anorexia é um transtorno alimentar caracterizado pelo medo que o paciente tem de ganhar peso. Esse medo pode provocar problemas psiquiátricos graves. A pessoa anoréxica se olha no espelho e se vê obesa, embora esteja extremamente magra. A pessoa que apresenta anorexia pode também apresentar bulimia. Essa doença limita severamente a quantidade de comida ingerida, comendo tão pouco quanto possível, como desidratação, anemia, hipoglicemia, insuficiência renal, atrofia muscular, descompasso cardíaco, perda de massa óssea, maior suscetibilidade a infecções, dentre outros, podem ocorrer; aumentando as chances de morte por parada cardíaca e choque hipovolêmico.As causas deste distúrbio estão relacionadas à soma de fatores como pré-disposição genética, alterações nas concentrações de serotonina e noradrenalina, e a própria imposição de um padrão estético que determina a magreza absoluta como símbolo único de beleza e elegância.Como raramente a pessoa anoréxica admite ter problemas, devemos estar atentos caso observemos, entre um dos nossos, comportamentos como:

  • Perda de peso em um curto espaço de tempo, sem motivos justificáveis
  • Olhos fundos
  • Perda de cabelos
  • Preocupação extrema com o valor das calorias dos alimentos
  • Medo excessivo de engordar
  • Depressão, ansiedade e irritabilidade
  • Exercícios físicos intensos e em excesso
  • Isolamento da família e amigos
  • Comer escondido
  • Amenorreia (interrupção do ciclo menstrual)
  • Regressão de características femininas
  • Obsessão pelo peso corporal
  • Recusa em participar de refeições junto à família
  • Pele extremamente seca
  • Saltar refeições
  • Doenças frequentes
  • Fadiga
  • Sono excessivo
Observado que a pessoa apresenta esses sintomas deverá ser levada a um profissional competente, geralmente um psiquiatra, a fim de diagnosticar a doença. Depois de diagnosticada a doença, o tratamento deverá ser iniciado por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, psiquiatra, clínico e nutricionista, em razão da complexa interação de problemas emocionais e fisiológicos que esse transtorno alimentar envolve, visando à recuperação gradativa do peso corporal e o equilíbrio emocional através de uma reeducação alimentar.O tratamento pode ser demorado,e difícil, devendo o paciente permanecer com a equipe multidisciplinar mesmo depois da melhora dos sintomas, para que haja prevenção de possíveis recaídas.Mais não pode desistir de quem amamos, pois depois do tratamento a pessoa pode levar a vida normal.

Veja o caso da Britânica que recuperou da Anorexia nervosa e hoje é maratonista.
Britânica consegue se recuperar de anorexia nervosa e se prepara para correr uma maratona
Depois de ter ouvido do médico que teria apenas uma semana de vida por conta de uma anorexia nervosa, a enfermeira Harriet Smith conseguiu dar a volta por cima e agora, aos 26 anos, se prepara para participar da tradicional Maratona de Londres. Durante 12 anos, como publicou o site "Mail Online, a britânica sofreu do transtorno alimentar e chegou a pesar 36 quilos. Na época, seu Índice de Massa Corporal era 10, quando o considerado saudável pela Organização Mundial de Saúde para um adulto é entre 18,5 e 25.

"Espero que minha história possa inspirar outras pessoas que sofrem de transtornos alimentares. Leva tempo, mas você pode recuperar", disse Harriet que contou com o apoio da família para se recuperar."


Veja as famosas que já sofreram com essa doença.

Anahí, ex-integrante do RBD, já sofreu com problemas alimentares. A diva quase morreu devido aos problemas da doença, chegando a perder até o cabelo. 

Demi Lovato teve problemas com bullying e anorexia quando estava no colégio. A diva virou inspiração para jovens garotas que passam pelo mesmo sofrimento. Hoje, Demi ainda luta contra a doença, mas já se diz uma vencedora.

"O maior fator de levar uma pessoa á essa doença é o Bullying, então galera vamos respeitar, não importa se a pessoa é mais cheiinha, isso não faz ela menos que você."

Você me encontra no Face  e Instagram Beijos!

You May Also Like

11 comentários

  1. Oii sou sua nova seguidora, parabens pelo blog é muito lindo!

    Anorexia é uma coisa muito séria ne? Eu tinha uma amiga com essa doença, e é realmente muito complicado e triste.. :/

    Um grande beijo e um otimo final de semana..

    http://www.sentimentosingelo.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Dayanne *--* ... realmente esse assunto é muito delicado, pois essa sociedade hoje exige tanta aparência, que meninas acaba sofrendo e ficam doentes e leva até a morte se não for cuidada a tempo. Fiquei feliz do seu comentário e de sua visita ... volte sempre e um beijãooo!

      Excluir
  2. As pessoas esquecem do que é saudável e embarcam nessa de um corpo perfeito que felizmente não existe!

    Estandy Books - A Estante Da Andy

    Seguindo!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, interessante, infelizmente muitas meninas morrem porque fazem loucuras pensando que estão gordas e na verdade estão doente e não se tratam :/
    seguindo

    http://vaidosaborboleta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, hoje em dia a sociedade quer corpo perfeito, e muitas entram nessa e acabam doente.

      Excluir
  4. Olá, Keren. Sou uma nova leitora do seu blog... Estou adorando!
    Adorei o texto sobre anorexia... Mas poderia falar um pouco sobre Compulsão Alimentar? Esse é o meu probleminha :(

    Beijos, linda. Sucesso! :*
    www.blogdamilena.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Milena, obg pela visitinha, claro falarei sobre esse assunto sim, muitas meninas como você precisa saber mais sobre esse assunto.

      Beijos.

      Excluir
  5. é uma doença muiito triste, adorei o post, temos que divulgar cada vez mais essas doenças e mostrar a seriedade delas, muitas meninas não conseguem se achar bonitas e este é um problema muito sério... Nunca sofri de anorexia, mas já sofri de depressao por outros motivos e sei como é horrivel, então imagine a depresao somado a todos esses outros fatores, deve ser bem pior!! Parabéns pelo texto. http://garotadesdesempre.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade, temos que alerta sobre o perigo dessa doença.
      Obrigada :D

      Excluir

Obrigada pela sua visita e comentário ♥