Pratique o desapego.


“Pratique o desapego”. Quando leio de-as-pe-go, meu coração fica gélido. Imagino um maremoto de lágrimas que arrancam todas as lembranças, boas e ruins, que se tem de alguém. Pasmo-me quando percebo: leio isto pela milésima vez no Facebook.
Segundo o dicionário, desapegar-se é criar desafeto, abandonar, desinteressar e desamar. Este último é que chama a atenção, será possível desamar alguém?
Quando eu era ainda menina, lembro-me de logo nos primeiros dias da escola nova encontrar um “grande amor”. 

Ele tinha olhos e cabelos negros, é só disso que hoje me lembro. Nós estudamos juntos por cerca de quatro anos e neste longo período ele continuou sendo meu “grande amor”.
Era amor de criança, inocente, mas mesmo que me preocupasse mais com as minhas bonecas, vez ou outra fazia um desenho de nós e pensava nele. Ele? Nunca me deu bola, jogava meus desenhos no lixo e ainda disse que se eu arrancasse o carrapato (lê-se pinta) que tinha na “cara”, ele me namorava. O que eu fiz? Passei gilete e não adiantou. Passei maquiagem e fui. Ainda assim, ele disse que eu não era bonita pra ele.

O que eu fiz? Pratiquei o des.. Não. Eu o amava, essa era a minha certeza. Não queria desapegar-me dos momentos bons que havíamos passado brincando, das risadas, dos desenhos que eu tinha guardado. Eu não queria “desamá-lo”. Eu estava triste, mas não amar, deixar que o maremoto de lágrimas apagasse minhas lembranças? Isto não.
Às vezes, fico pasma na quantidade de vezes que as pessoas dizem desapegarem-se umas das outras ultimamente. Conversei com uma “garota desapego” e ela me disse, “o que eu posso fazer se ele não me ama? Eu o deixei e quero seguir a minha vida”. Ela desapegou-se do “namorado” de três semanas porque ela o amava e ele não.


Acho que quem resolveu praticar o desapego foi o amor. 


You May Also Like

2 comentários

  1. Nem tudo na vida pode ser deixado para trás embora carregar este fardo nos cause grande dor ,mas algumas coisas precisam sim do desapego ,porém quando estivermos prontas.
    lindo texto
    beijos

    https://www.facebook.com/fashionvinteum
    http://fashionvinteum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário ♥